Romerio Cunha
Independentemente do resultado das urnas, as mulheres terão protagonismo nesta eleição e entrarão para a história pelo fato inédito dessas chapas serem preenchidas só por mulheres.
Leia mais
Senadora Mara Gabrilli será vice na chapa de Simone Tebet à presidênciaPCB lança candidatura de Sofia Manzano à PresidênciaPSTU anuncia Vera Lúcia como candidata à PresidênciaJaqueline Silveira: Disputa ao governo do Estado bem mais clara com as últimas definições dos partidos
A legislação eleitoral, inclusive, incentiva a candidatura de mulheres com objetivo de aumentar os espaços políticos das representantes do sexo feminino. A partir desta eleição, a contagem em dobro dos votos de candidaturas femininas valerá para a distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral. Ou seja, quanto mais os partidos lançarem mulheres ao pleito, maior será a fatia que a legenda terá direito a embolsar.
Talvez por isso, os partidos tenham lançado mais candidaturas femininas a presidente, o que não invalida, claro, o momento relevante e histórico do protagonismo das mulheres na disputa ao cargo mais importante do país.
Leia todos os Colunistas